Qual foi a primeira vez que você ouviu falar de crise econômica?

Me lembro da primeira vez que ouvi falar sobre crise com minha mãe aos 5 anos. Pedi um brinquedo novo e a resposta naquele momento foi, “assim que as coisas melhorassem e a tal crise passasse me daria o meu desejado brinquedo”.

Sem entender ao certo o que significava isso pensei, que passe logo essa tal CRISE.
Os anos foram passando e aquela situação pareceu não ter mudado, porque até hoje fiquei sem meu desejado brinquedo.

Brincadeiras à parte, a crise econômica sempre existiu e assim continuará por que depende de fatores que não estão em nosso controle.

Mas o que precisamos fazer é mudar nossa percepção e nos reinventar!!!

Muitas empresas talvez consigam passar por essa crise que gerou a Pandemia do Covid-19 sem muitos danos, por ter uma reserva financeira emergencial e um capital de giro dentro de seu caixa. Mas na realidade a maioria não terá a mesma oportunidade, porque fazer reserva emergencial não faz parte da nossa cultura e a falta da educação financeira atinge grande parte dos brasileiros.

Não porque não somos capazes de fazer reserva para momentos emergenciais, sabemos até fazer, mas não se tornou um hábito, e isso serve tanto para vida pessoal quanto para a maior parte dos empresários brasileiros.

“No Brasil o comum é: quanto mais seu negócio e vendas crescem, mais dinheiro você ganha e com isso se gasta para ampliar e investir”.

O correto seria sempre separar um percentual da receita bruta para fazer um fundo de reserva emergencial.

“Mas não tenho o hábito de fazer essa reserva, como me reinventar?”

Lembre-se, somos pessoas em constante transformação com uma capacidade imensa de aprender e reaprender. Devemos aproveitar esse momento de isolamento social usando nosso tempo para buscar conhecimentos.

Temos informações na palma da mão e a tecnologia nos proporciona uma infinidade de conteúdos para desenvolver novas habilidades ou aprimorar aquelas que por causa da falta de tempo ficavam sempre para depois.

Aproveite e busque conteúdo pertinente ao seu negócio, como Gestão Financeira, Mercado, Saúde Mental, Marketing Digital, entre outros, e analise o que você gostaria de ter estudado e não teve tempo ou oportunidade.

Esse é seu momento e pode ser que encontre um novo nicho de negócio ou caminhos para se manter firme e ultrapassar mais essa crise.

A única certeza que temos agora é o risco. Mas você que decide se vai esperar chegar à estaca zero ou ariscar para ganhar.

Acredite, somos todos capazes e com uma criatividade única, que precisa ser estimulada com o conhecimento, informações que agregam valor, otimismo, energia e desafios.

Nossa melhor parte se manifesta quando somos desafiados.

Crie uma rotina e se desafie todos os dias

Um ótimo ponto de partida é o bom e velho cafezinho!
Vamos conversar?
©2021 Agência Limine – Todos os direitos reservados.