O home office ou trabalho remoto funciona exatamente com o cumprimento das atividades designadas pela empresa e o trabalhador pode prestar o serviço em seu domicilio ou espaço escolhido para cumprir sua jornada de maneira periódica ou integral.
Com a Reforma trabalhista, aprovada pela lei 13.647 de 2017, modificou e modernizou diversos aspectos das relações empregatícias e atividades à distância passou a ser atendida e amparada pelo estabelecimento de leis como atividade profissional regulamentada.
Em meio à pandemia Covid-19, o home office virou a realidade de milhares de profissionais em todo mundo e no Brasil não foi diferente, as inúmeras empresas liberaram seus funcionários, assegurando o seu bem-estar e o cumprimento das medidas adotadas para evitar a proliferação do Coronavírus.
E como aumentar a produtividade e a alta performance? Em um ambiente confortável, com mais liberdade, flexibilidade de horário e qualidade de vida. Para alguns profissionais, esse cenário será perfeito e ideal, mas outros terão dificuldades de sair da zona de conforto e a procrastinação tomará conta.
Pesquisa realizada por Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford em teste com funcionários de uma empresa Chinesa notou que a produtividade daqueles que trabalharam de casa aumentou 13%, apresentando maior satisfação, pausas menos frequentes e a diminuição de doenças físicas.
Voltando ao nosso cenário e hábitos da maioria dos brasileiros, as pessoas tiveram que se adaptar de uma hora para outra no formato home office, e isso exigiu autodisciplina, concentração, foco e inteligência emocional para lidar com o isolamento social.
O nosso cérebro está condicionado a uma rotina diária, e precisamos desativá-lo do modo piloto automático.
Para ter êxito nesse período de trabalho em home office, segue algumas dicas importantes da neurociência para alcançar alta performance do seu cérebro.
- Exercite sua atenção: Faça pequenas mudanças em sua rotina como: acorde mais cedo, faça uma meditação ou agradecimento de 5 minutos, veja o dia pela janela e não pegue o celular até a hora que iniciar o seu dia de trabalho.
- Gerencie sua energia: Para neurociência, o nosso cérebro se manter concentrado na execução de tarefa no máximo por 50 a 60 minutos faça pausas saudáveis no decorrer do dia.
- Cuide da sua saúde mental: Procure um equilíbrio emocional, não traga para você informações que iram sobrecarregar seu cérebro com alta carga emocional, leia mais, pratique atividade física e relaxe.
- Modere o uso de eletrônicos: O uso pode ocasionar distrações e impactar na produtividade. Então faça o uso consciente.
São ações simples para começar a adotar como hábitos diários e com certeza vão contribuir com maior produtividade e resultados positivos.